Afeto e Atenção: O melhor presente para uma criança!

Não tem dinheiro que pague, é de graça! O maior e melhor presente que você pode dar para uma criança é simples: Sua ATENÇÃO. Seu carinho. Parece que todo mundo sabe disso né?  Mas a maioria das pessoas esqueceu. Parece que as crianças estão largadas na frente das telas ou falando sozinhas dentro de seu próprio mundo, quando deveriam ser tratadas com mais afeto, e com uma conversa de igual para igual. 

Esse final de semana fui almoçar em um restaurante com minha bebê junto. Como o ambiente era super familiar, diversas famílias estavam com seus nenês e também com crianças. Foi a primeira vez que pude observar como a maioria dos pais age hoje em dia. Apenas uma família conversava com o bebê enquanto dava o alimento pra criança. O pai e a mãe deixaram pra comer depois que o neném tivesse comido e parecia incrível, eles conversavam todos juntos. Sem conversas paralelas “de adulto”. 

A relação entre a criança e os pais é feita a cada momento juntos

Você sabe que o bebê ouve TUDO que você fala desde quando está sendo gerado dentro da sua barriga. E você se dá conta que ele ouve (e também aprende) tudo que você fala com outros adultos quando está fora do útero. Sim, ele continua se desenvolvendo e absorve o que você disser! Você se preocupou durante a gravidez, mas e agora?

O que se tornou destaque foi uma única família que incluía a criança na refeição. As outras famílias estavam conversando somente entre os adultos, enquanto davam a colher na boca do bebê, que mastigava e assistia o tablet ou celular ao mesmo tempo. 

O afeto é o maior tesouro que podemos dar e receber das crianças

Isso me deixou extremamente triste com as gerações futuras. Me deixou desesperada com o que estão fazendo com as nossas crianças! As pessoas não estão se dando conta. Se é assim na rua, como será em casa? Porque as crianças e bebês viraram objetos a se fotografar e postar nas redes sociais o tempo todo, mas depois que a foto é postada, você não dá a mínima atenção pro seu filho? Porque quando você alimenta não olha nos olhos dele? Porque os adultos são mais importantes que o aprendizado de um bebê ou criança que está em constante aprendizado?

Você pode comprar as melhores roupas, pode colocar seu filho na melhor e mais cara das escolas, pode postar foto da criança todos os dias nas suas redes sociais. Mas quando faz o stories eu consigo nitidamente ver a criança deixada de lado enquanto você fala com o celular, eu vejo ali uma criança triste no fundo da imagem… Quando você dá uma colherada de feijão ao mesmo tempo que não conversa com seu bebê, porque o assunto do pai ou da mãe é mais importante, não queira que ele aprenda a falar tão cedo. Você pode até comprar os brinquedos mais caros, porém isso se torna inútil se você não souber conversar e brincar com a criança. 

ASSISTA:  O que realmente importa para seu filho, de Marcos Piangers:

OLHOS NOS OLHOS. ONDE FOI PARAR O OLHAR DOS PAIS? Deixar na creche ou na escolinha e depois só buscar no fim da tarde e largar a criança na frente do tablet, da televisão,do celular. Deixar a criança sozinha enquanto você fica lendo o instagram e atualizando as mídias sociais. Porque diabos você foi ter filho então? Depois não reclame, se seu filho te deixar de lado, se ele não se desenvolver, se tiver você tiver que gastar com a terapia quando ele for maiorzinho.

Conecte-se ao que importa! O vínculo é criado todos os dias

Isso é caso de saúde pública. Já existe uma campanha. Mas não vejo muita gente colocar em prática. Aqui em casa, eu limitei o uso do celular quando a minha bebê está acordada. Tenho horários fixos pra utilização e tento conversar ao máximo com a minha filha. Mesmo que ela ainda tenha só 5 meses e não me responda. Porque eu sei que ela está observando e aprendendo. Além disso, minha atenção com ela é maior e sei que isso é indispensável pra ela se tornar um ser humano do bem, seguro e que se sente amado. Espero que eu não me torne esse monstro que só tem tempo pros adultos quando ela crescer mais. 

Série O Começo da Vida, ASSISTA: 

*Este post foi escrito anteriormente a pandemia para um antigo blog, mas permanece atual. Pois isso repliquei por aqui,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s